sábado, 8 de setembro de 2012

ESTUDO Nº 03 - O REINO E O REI


O REINO E O REI


Quebra-gelo: Quando você entra em um país estrangeiro, a sua primeira tarefa é apresentar o Passaporte com o devido Visto de Entrada. Se a documentação estiver em ordem, sua entrada é permitida. Se não, dali mesmo você é convidado a voltar ao seu país.

Deixe que todos participem, comentando sobre as características de um Passaporte e como se adquire. (Faça uma pesquisa sobre o assunto com antecedência).

Transição para o estudo: Quando você recebe o Rei Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, você se torna apto para entrar no Reino de Deus.

I) O REI JESUS REINA HOJE!
·         Jesus nasceu para reinar eternamente – Lc 1.31-33
·         Seu reino é espiritual e está dentro de nós – Lc 17.20,21.

II) CONDIÇÕES PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS
·         Nascer de novo em Cristo Jesus – Jo 3.3
·         Permanecer firme na fé, estando disposto a sofrer por Cristo – At 14.22

III) RECOMPENSAS PARA AQUELES QUE ESTÃO DISPOSTOS A ENTRAR NO REINO DE DEUS
·         Serão vencedores juntamente com o Rei dos Reis, Jesus – Ap 17.14
·         Terão vida eterna nos céus com Ele – Mt 5.3

Conclusão – Amado líder, faça um desafio aos presentes, levando-os a desejarem comprometerem-se com o Senhor Jesus:

Ao não crente:
·         Você está disposto a ser cidadão do Reino de Deus? Use Mt 16.24

Ao crente:
·         Se você já pertence ao Reino de Deus, o Senhor Jesus o convida a PERSEVERAR! – Use: Lc 9.62


Lembre-se sempre, caro líder, que você é um ganhador e consolidador de almas para Jesus. Isto é um grande privilégio! Faça-o da melhor forma possível.


domingo, 2 de setembro de 2012

ESTUDO PARA CELULA - Nº 02 - OBEDIÊNCIA


OBEDIÊNCIA

Texto: Gênesis 22.1-18.

O que você seria capaz de fazer por obediência a Deus? Abraão por obediência, amor e fé ao Senhor resolveu sacrificar seu único filho, a quem tanto esperou. Sem questionamentos, sem nenhuma dúvida em ser obediente, em ser servo, Abraão pegou seu filho; Isaque, e dirigiu-se ao monte para sacrificá-lo. Nem uma palavra de queixa ou desesperança durante a jornada, apenas uma pergunta de seu filho:
- Pai, onde está o cordeiro para o holocausto? E a resposta que ecoa pelos séculos como prova maior de uma fé inabalável.
- O Senhor proverá! Desta forma Abraão tornou-se o “pai da fé”.
A provação a qual passou Abraão no monte Moriá foi a maior de sua vida, sem dúvida uma grande provação. Assim como em Moriá, grandes provações erguem-se à nossa frente na jornada da vida, como nos comportamos diante da ordem do Senhor de que devemos subir o monte Moriá? De que devemos sacrificar o nosso Isaque? Temos uma postura semelhante a de Abraão, que obedeceu e não questionou?
Muitas dessas vezes lamentamos e choramos questionando o porquê da ordem de subir tais montes, se o Senhor sabe que a empreitada é árdua demais para nós, e talvez não consigamos completá-la!
A subida do monte pode ser árdua e podemos encontrar muitos obstáculos durante a mesma, porém ao chegarmos ao topo do monte poderemos tocar no Cordeiro. Professamos fé no Altíssimo, mas não queremos que essa fé seja provada.
Queremos ser a benção e o exemplo que Abraão foi, mas será que temos a disposição de subir “Moriá” da obediência, da fé e da entrega de tudo o que somos e temos?
Abraão subiu o monte como quem já avistava o Cordeiro de Deus (v.13), não duvidou sobre o fato de que Deus iria prover. O cristão que é fiel, simultaneamente à subida ao monte, o Senhor vem com o cordeiro providencial!
Deixemos a condição de homens e mulheres que caminham debaixo do julgo da maledicência e das reclamações e passemos a andar no caminho que leva ao Pai, Jesus. Se andamos nesse caminho, guardemos a fé, sendo obedientes e cumprindo aquilo que Deus pede de nós a cada dia, sem reclamarmos.
Seja em nossa vida secular, em nossos ministérios, no discipulado, como líderes, etc... Em Mateus 16:24 Jesus diz para seus discípulos que aquele que quiser segui-lo deve tomar a sua própria cruz, o Senhor não reclamou quando estava levando a sua cruz rumo ao monte Calvário.
Sejamos perseverante e obedientes, pois aqueles que perseverarem até o fim esses serão salvos (Marcos 13:13).

O Senhor te abençõe!








1ª semana de setembro
Igreja Refúgio da Graça – Sobral/Ubaúna    
  
domingo, 26 de agosto de 2012

ESTUDO PARA CELULA - Nº 01 - UM FUTURO SIGNIFICATIVO TENDO DEUS COMO FOCO


UM FUTURO SIGNIFICATIVO TENDO DEUS COMO FOCO!

Texto – Filipenses 4:4-9

Quem não quer construir um futuro bom para si e sua família! Todos, queremos e fazemos planos.....Isso é muito bom. Esperamos várias coisas (boas!) para o nosso futuro e daqueles que amamos. Em tempos de eleição para prefeitos e vereadores, como agora, por exemplo, esperamos que homens e mulheres íntegros e honestos cheguem ao poder.

E o seu futuro pessoal? Como você o está planejando? Na verdade, o futuro não começa daqui a 30 anos, mas no momento seguinte a este, na frase seguinte, que você ainda nem disse! Pois bem, como é que você sonha ser o seu futuro? E o que você está fazendo de efetivo para torná-lo possível?

Há pessoas que vivem deixando para fazer amanhã o que podem fazer hoje. Dizem em seu coração: vou aceitar a Jesus quando estiver mais velho, pois hoje sou muito jovem e tenho muitas coisas para fazer, ou; vou deixar para ser santo só amanhã, pois preciso “curtir” a vida mais um pouco, ou ainda, deixarei para cumprir o “IDE” do Senhor só amanhã, pois ainda há muito tempo! Saiba que a bíblia diz em Tiago 4:13-14 que não sabemos o que nos sucederá amanhã. E ainda nos pergunta o que é a nossa vida? Faça essa pergunta para você mesmo. O versículo 14 nos responde, somos como neblina que aparece por um instante e logo dissipa. Por isso devemos aproveitar o hoje! O agora! Para construirmos um futuro no céu, futuro de benção e de glória no Senhor!

Na leitura bíblica de hoje, o apóstolo Paulo (que estava preso quando escreveu) dá algumas ideias do que você pode fazer para construir um futuro significativo, tendo Deus como foco central de sua vida: seja alegre, mas tenha no Senhor a fonte de sua alegria; seja reconhecido pelos outros como uma pessoa amável; aprenda a transformar sua ansiedade em oração com ação de graças; sinta a paz que vai além da compreensão como resultado disso tudo.

Por fim, mais duas coisas: estabeleça novos padrões de pensamento, pois é o que pensamos, e o o que falamos, que orienta nossas atitudes. Você pode ter um belo discurso, falar o que todos esperam ouvir, mas suas atitudes são a mostra real do que você pensa. Então, insira em sua mente o verdadeiro, o puro, o nobre e não o lixo. Finalmente, pratique. Isso mesmo. Ponha em prática tudo o que você já está cansado de saber, todas as mensagens que você já ouviu e todos os textos bíblicos que vojá leu. Pare de apenas se deleitar com o que ouve e comece a praticar. Simplesmente pratique! E que seus pensamentos e atitudes do presente façam de seu futuro, um futuro novo e lindo a cada dia. Futuro de santidade e serviço para o Senhor Jesus Cristo.

Somos cidadãos dos céus (Filipenses 3:20). Nosso futuro é no céu com o Senhor Jesus, por isso trabalhemos por esse futuro, trabalhemos por nossa pátria!

Deus te abençoe!


 5ª Semana de Agosto.
Igreja Refúgio da Graça- Sobral/Ubaúna.

Encontro Imersão Líderes 2020

LOCALIZAÇÃO